Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 3º GAC AP - Chegada da VBCOAP M109 A5 + BR
Início do conteúdo da página

3º GAC AP - Chegada da VBCOAP M109 A5 + BR

  • Publicado: Quinta, 10 de Outubro de 2019, 18h11
  • Última atualização em Quinta, 10 de Outubro de 2019, 18h11
Santa Maria (RS) - No dia 4 de outubro de 2019, desembarcou em solo brasileiro trinta e uma VCBOAP M109 A5 + BR, fruto do Subprograma Estratégico Sistema de Artilharia de Campanha, que tem como objetivo, elevar a capacidade de apoio de fogo do Exército Brasileiro.
As VBCOAP M108 que estão sendo substituídas por este novo material, foram adquiridas na década de 70 e por todos estes anos, prestaram o apoio de fogo as Brigadas Blindadas do Exército Brasileiro. Com a evolução do combate, faz-se necessário a modernização da Artilharia, onde a rapidez, a precisão e o alcance são essenciais. A VBCOAP A5 + BR veio para proporcionar estas capacidades ao apoio de fogo do Exército Brasileiro, aumentado sobremaneira a rapidez na entrada e saída de posição de tiro, diminuindo o tempo para o primeiro disparo, melhorando a precisão e principalmente, aumentando o alcance, podendo chegar até trinta quilômetros com munição especial.
O Regimento Mallet receberá 16 VBCOAP M109 A5 + BR, as quais já estarão em condições de operação no corrente ano. As guarnições, mecânicos e os comandantes dos diversos níveis passarão por treinamento específico que ocorrerá neste mês, para estarem aptos a operar, realizar a manutenção e planejar da melhor forma a atuação deste blindado. Com isso, o 3º GAC AP renova a sua operacionalidade e reafirma a sua tradição.
“Glória ao Regimento Mallet”

registrado em:
Fim do conteúdo da página